Noções de Informática para concursos: descubra o que estudar

Saiba quais temas devem fazer parte da sua rotina de estudos

Se você vai prestar algum certame este ano, é bom se atentar as noções de informática para concursos. Os assuntos cobrados exigem um conhecimento aprofundando em temas que abordam tanto o sistema operacional de um computador quanto a sua estrutura.

É muito importante estudar noções de informática para concursos

É importante anotar todo conteúdo estudado para concursos e revisar sempre. (Foto: Divulgação).

E para facilitar os seus estudos, confira neste artigo os principais assuntos dessa disciplina!

Noções de informática para concursos: veja quais são os temas cobrados

A informática é extremamente presente na vida moderna, ao notarem que ela é cobrada em concursos, os candidatos imaginam que o conteúdo abordado será fácil. No entanto, não é bem assim que acontece, as questões são sempre de difícil interpretação.

Diferente de outras matérias, como Direito Administrativo para concursos, Português e Matemática; no caso da informática, as atualizações dos softwares fazem com as perguntas que abordem temas que mudam constantemente, como a atualização de programas, por exemplo.

E para facilitar a sua preparação, seja para o concurso do INSSda Caixa, entre outros, nos quais essa matéria é cobrada, separamos abaixo os principais temas que devem fazer parte do seu plano de estudos!

Sistemas operacionais

Noções relacionadas aos sistemas operacionais Linux e Windows são cobradas na maioria das provas de noções de informática para concursos. Nesse tema, o assunto estudado deve compreender o funcionamento de hardware e software gerenciados por esses programas.

Internet

As questões voltadas para internet costumam cobrar do aluno explicações referentes aos conceitos de backbone e protocolos da Internet. O backbone, por exemplo, interliga equipamentos como computadores, notebooks ou celulares a uma macrorregião, que identifica a rede principal pela qual os dados passam pela Internet.

Para conhecer os protocolos da internet, é preciso se atentar a todos os programas que estabelecem a comunicação em rede. Para utilizar a Web, por exemplo, o protocolo HTTP é o responsável por essa navegação. Agora, no envio de e-mail o protocolo SMTP é o que gerencia essa tarefa.

Softwares

Por serem ferramentas de escritório, o conhecimento técnico sobre softwares como Power Point, Word e Excel são sempre cobrados em questões de informática nos concursos.

No que se refere ao Power Point, é preciso focar mais no funcionamento do slide mestre.  Para o Excel, temas como ‘função média’ e a ‘função soma’ serão sempre os principais, visto que elas são as mais usadas nas instituições públicas.

Agora, no caso do Word, as perguntas irão cobrar do candidato um conhecimento sobre os atalhos e guias que são usados para determinados procedimentos.

Outros conceitos básicos que podem cair nas provas

Vale lembrar que as questões de noções de informática para concursos também abordam temas relacionados a estrutura de um computador. Como, por exemplo, os listados abaixo:

Gabinete

O gabinete do computador é local onde são comportados os principais elementos responsáveis pelo seu funcionamento, como a placa mãe, a fonte, as unidades de discos, a CPU, o HD, DVD ROM, entre outros.  Além disso, o seu formato pode ser tanto horizontal quanto vertical.

CPU (Unidade Central de Processamento)

O CPU (Central Processing Unit) cuida de todo o processamento das informações.  Muitas vezes, ele acaba sendo confundido com o gabinete do computador.  No entanto o CPU é uma peça na qual os dados são processados.  Já o gabinete é caixa que comporta o CPU, entre outras ferramentas.

Processador

Nas questões dos concursos, é bem provável que a banca cobre de você a definição das funções básicas de um processador. Considerado o cérebro do computador, o seu sistema operacional tem com responsabilidade  direcionar todos os dados enviados por outros componentes, a fim de promover o funcionamento da máquina.  E para entender melhor sobre esse processo, basta se atentar as funções abaixo, que são:

  • Calcular as operações aritméticas e realizar comparações lógicas;
  • Interpretar e gerenciar a execução dos equipamentos e softwares;
  • Manter o funcionamento da memória central, referente aos dados transferidos para outra máquina.

Placa-mãe

O conjunto de circuitos integrados da placa mãe fazem com que ela gerencie e reconheça os componentes de um computador, como  processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.

Memória RAM

A memória RAM tem o objetivo de processar as informações utilizadas, permitindo o acesso dos arquivos armazenados em um computador, enquanto ele está ligado. Em um documento de texto, por exemplo, enquanto ocorre a digitação, os dados são guardados na memória RAM, com isso, após o arquivo ser salvo, ele passa a fazer parte do disco rígido.

Entre os softwares que mais utilizam a memória RAM destacam-se os jogos e programas de edição, como os de imagem e vídeo.

O que você achou deste artigo sobre noções de informática para concursos? Compartilhe com gente a sua opinião e fique por dentro deste portal!

Comente