Vai estudar português para concursos? Confira 10 dicas importantes

Veja dicas de estudo para se sair bem nas questões de Língua Portuguesa.

A disciplina de Língua Portuguesa é cobrada na maioria dos processos seletivos. E, para ter um bom desempenho na prova, você deve se estudar português para concursos com afinco. Uma forma de facilitar a preparação é contando com bons materiais de estudo e estratégias que ajudam a acertar a maior parte das questões.

Veja dicas e recomendações de como estudar português para concursos.

Dicas de como estudar português para concursos

Separamos 10 dicas de como estudar português para concursos. Confira:

1 – Identifique a pergunta da questão

Antes de ler o texto inteiro do enunciado, você deve identificar a pergunta da questão. Dessa forma, será possível realizar uma leitura mais atenta e ir direto ao ponto. A estratégia ajuda a aproveitar melhor o tempo de prova.

2 – Conheça o estilo de prova

Para se familiarizar com o estilo da prova, procure conhecer a banca organizadora em questão. Vunesp, Fundação Carlos Chagas e Cespe, por exemplo, costumam organizar os concursos da Polícia Civil, Polícia Militar, TRT e TRE.

Descobriu a instituição que vai preparar a prova? Ótimo. Agora baixe as provas anteriores e resolva as questões de Língua Portuguesa. Esse exercício permite identificar não só o estilo, mas também os assuntos mais cobrados.

3 – Leia (e releia) o edital

Todo concurseiro deve perder alguns minutos lendo e relendo o edital. Esse documento reúne informações importantes sobre vagas, inscrições, provas e cronograma. É também no edital que se encontra o conteúdo programático de cada disciplina.

4 – Estude gramática para concurso

Encontre apostilas e videoaulas focadas em gramática para concurso. Esse tipo de estudo é diferente porque desconsidera os temas que não caem nos certames, como é o caso de fonética e separação de sílabas.

5 – Estude os assuntos recorrentes

Ao longo da preparação para concursos públicos, é importante focar nos assuntos recorrentes, ou seja, aqueles que caem com mais frequência nas provas. Vale a pena estudar: uso de preposição, crase, pronomes, regência e concordância. A análise de classes gramaticais também costuma ser cobrada nos processos seletivos mais concorridos.

6 – Entenda o contexto

As questões sobre gramática sempre serão apresentadas dentro de um contexto, ou seja, você terá que analisar uma frase ou palavra que está inserida em um texto. Em outras palavras, não basta apenas ter em mente as regras gramaticais, é necessário conseguir aplicá-las levando em consideração o contexto específico.

7 – Faça mapas mentais

O mapa mental é um tipo de diagrama que ajuda a gerenciar as informações, portanto, pode ser considerado um grande aliado nos estudos. Essa ferramenta permite organizar e memorizar os conteúdos, facilitando assim o processo de aprendizagem.

Ao finalizar os estudos sobre um determinado tema de língua portuguesa, transforme as suas anotações em um mapa mental. Esse material será de grande ajuda na hora da revisão.

8 – Exercite a interpretação de texto

Não são apenas as questões sobre gramática que caem nos concursos públicos. Você também deve estar preparado para interpretar textos conforme o ponto de vista de cada autor.

9 – Tenha o hábito de ler

Ler livros, jornais, revistas e portais de notícias é uma forma de melhorar a habilidade de interpretação de texto. Além disso, o hábito da leitura ajuda a estudar atualidades e ir bem na prova de redação.

10 – Use a tecnologia ao seu favor

Não se contente apenas com as explicações da apostila ou do professor do cursinho. Você deve buscar conhecimentos em ferramentas tecnológicas, como é o caso das videoaulas do Youtube. O Professor Noslen tem um canal bem interessante voltado para o ensino da Língua Portuguesa e redação.

Outra dica é baixar os aplicativos para estudar português com foco em concursos públicos. Entre os apps mais recomendados, vale destacar o Português Panda. Com essa ferramenta, você terá acesso à 1000 questões resolvidas e comentadas, 1000 videoaulas, treinamentos e grupos de estudo.

Gostou das dicas? Ainda tem dúvidas sobre como estudar português para concursos? Deixe um comentário.

Comente