Dicas de como passar no concurso da Polícia Civil

Descubra quais são as matérias cobradas para as vagas de agente policial, delegado, investigador, escrivão e aprenda a se preparar para essa prova.

Saber como passar no concurso da Polícia Civil é assunto que desperta o interesse dos concurseiros de todo o Brasil. Só para este ano mais de 20 estados brasileiros preveem ou já aprovaram editais que visam a contratação de agentes policiais, delegados, investigadores e escrivães.

Dicas de como passar no concurso da Polícia Civil

O concurso da Polícia Civil exige conhecimento em diversas áreas. (Foto: Divulgação).

E caso você almeje qualquer uma dessas vagas, separamos neste artigo 15 dicas abrangentes que ajudam na sua preparação.

Como passar no concurso da Polícia Civil: confira 15 dicas infalíveis.

Esteja você querendo encarar o concurso da Polícia Civil de São Paulo ou qualquer outro estado do Brasil, uma ótima forma de colocar o seu modo concurseiro em ação é conferindo as recomendações que separamos.

1 – Primeiro, se organize!

Seja qual for vaga pretendida no certame da Polícia Civil, é importante saber que a organização será a palavra–chave na sua preparação.

O conteúdo cobrado é extenso e exige do candidato uma responsabilidade diferenciada com o seu tempo. E como cada segundo vale ouro para os concurseiros, antes de investir o seu dinheiro em qualquer material de estudo ou cursinho, primeiro organize a sua rotina.

Agora, se você não faz ideia de como construir um cronograma de estudos, uma boa dica é responder as três perguntas abaixo:

  • Qual é o melhor horário em que a minha concentração está a todo vapor?
  • Quantas horas eu posso estudar?
  • Qual é o número de matérias que eu precisa estudar e quanto tempo resta até a data da prova?

#DICA EXTRA

Para validar a sua preparação e todo planejamento para ser aprovado no concurso da Polícia Civil, existe o aplicativo Aprovado. Disponível para sistemas Android e iOS, a interface intuitiva desse app ajuda gerenciar as suas horas de estudos, oferece gráficos e relatórios,  avisa através de um alarme o horário  para as suas atividades, entre outras funcionalidades que fazem a diferença na sua rotina.

2 – Estude por etapas

Para que todos os conteúdos sejam absorvidos, o amadurecimento dos seus estudos é fundamental. Isso significa que o ideal é que os seus conhecimentos evoluam de forma gradativa, ou seja, não adianta começar pelas matérias mais complexas se você ainda não domina as mais simples.

O importante mesmo é estudar todas as disciplinas presentes no edital, mas lembre-se que antes de prosseguir para uma etapa mais difícil, é preciso concluir as mais fáceis.

3 – Conheça os seus limites

Quando o assunto é preparação para concursos, a carga horária é um dos tópicos mais difíceis de abordar. Como o tempo corre de maneira diferente para cada pessoa, não adianta falarmos que estudar 10 horas por dia é o suficiente para a sua aprovação.

Alguns candidatos conseguem absorver um conteúdo de forma mais rápida, outros precisam de uma preparação mais extensa. Além disso, há aqueles que depois de uma quantidade x de horas estudando não conseguem entender mais nada.

Logo, o ideal mesmo é saber quais são os seus limites, quantas horas por dia são o suficiente para você e como otimizar  cada minuto da sua rotina.

4 – Preparação física

A prova de capacidade física é uma avaliação prevista na maioria dos editais da Polícia Civil. As atividades que compõem essa etapa abrangem diversos testes de condicionamento físico, dentre eles destacam-se a flexão abdominal, teste de barra fixa e teste de corrida.

Vale lembrar que essa é uma etapa de caráter eliminatório. Sendo assim, mesmo que você passe na prova de conteúdos teóricos, caso o seu desempenho não seja o melhor nessa fase, você será automaticamente reprovado no certame.

5 – Faça resumos

Fazer resumos é uma dica bem-vinda em qualquer preparação, onde a sua aprovação depende de uma prova.  Basicamente, o maior ponto positivo dessa prática, é que por meio dela há uma fixação mais objetiva do conteúdo. Já que os principais tópicos estudados passam a ser sintetizados com as suas próprias palavras.

Além disso, para os dias em que você não tem tempo de ler toda a matéria, o resumo é aquela carta na manga, que não deixa os estudos de lado.

6 – Estude as matérias jurídicas

O conteúdo jurídico para o concurso da Polícia Civil deve ser estudado com muita atenção. E a melhor maneira de fazer isso é recorrendo a Manuais de Direito atualizados para concurso.

Procure evitar também resumos encontrados na internet, e aposte apenas nas sínteses feitas por você.

7 – Saiba quais são as principais noções de Direito Penal

De acordo com uma entrevista feita ao delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Paulo Castello Branco, aqueles que almejam aprovação na vaga de delegado não precisam absorver 100% do conteúdo programático.

Ter o domínio de 70% edital é o suficiente para aprovação.  Pelo fato de alguns itens se sobressaírem a outros na hora da prova, o delegado aponta que os que precisam de uma maior atenção são:

  • Parte geral do código penal;
  • Teorias do Crime;
  • Critérios de Imputação e responsabilidade penal;
  • Crimes em espécie, conduta, tipicidade, dolo, culpa, ilicitude e culpabilidade;
  • Divisão tri partidária: típico+ ilícito+ culpável

8 – Estude primeiro o Direito Penal e depois a jurisprudência

Outra dica importante de como passar no concurso da Polícia Civil, é para os que pretendem preencher a vaga de delegado. A dica é estudar primeiro do Direito Penal e depois a jurisprudência.

Ao começar pelo Direito Penal, o candidato tem a chance de estimular a sua capacidade de raciocínio jurídico, cobrada em praticamente 14 questões da prova objetiva.

Após isso, o candidato terá a maturação necessária para entender as orientações que resultam no conjunto de decisões  tribunais conferidas na jurisprudência.

9 – Procure por grupos de estudos no Facebook

Por mais que os concursos públicos sejam conhecidos pela sua alta competitividade, na contrapartida dessa cultura existem alguns grupos que compartilham informações importantes sobre diferentes certames.

A partir dessa troca é possível ter contato também com pessoas que já foram aprovadas em editais anteriores, o que por sua vez facilita a sua preparação, compreendendo, assim, pontos que não são expostos em nenhum material didático.

10 – Leia o edital com atenção

A importância dessa prática não se limita apenas em saber qual será o conteúdo cobrado.  Isso porque, no edital, informações como o método de correção das provas, porcentagem de acertos e exigências para se inscrever no concurso são outros fatores importantes para a preparação do candidato.

E se o vocabulário mais técnico desse documento assustar você, peça a ajuda a um professor de português, para que todas as diretrizes sejam compreendidas.

11 – Estude  mesmo que o edital ainda não tenha sido publicado

Pelo fato dos candidatos terem apenas 03 meses de estudo após a publicação do edital, para facilitar as chances de ser aprovado a preparação deve começar com a maior antecedência possível.

Nesse caso, o conteúdo estudado deve ser com base nos editais anteriores. Os benefícios dessa prática são notáveis, visto que a partir dela é possível ficar familiarizado com as disciplinas que farão parte do próximo certame.

12 – Entenda as suas particularidades

As capacidades cognitivas variam de pessoa para pessoa, enquanto algumas conseguem absorver melhor um conteúdo a partir de leituras, outras são mais auditivas e carecem de uma explicação verbal.

E como formas de aprender são as mais diversas possíveis, o importante é que você encontre qual metodologia encaixa-se melhor dentro do seu perfil. Para essa tarefa, fazer algumas pesquisas na internet pode ser o primeiro passo, por isso não economize nas alternativas de aprender a aprender.

13 – Invista em cursinho preparatório

Mesmo que a internet disponibilize uma infinidade de conteúdos, a presença de um professor ainda se faz necessária, principalmente quando é preciso entender as linguagens jurídicas.

Por esse motivo, caso você tenha condições financeiras de investir em um cursinho preparatório, não dispense essa oportunidade. Além do contato direto com os professores, o acesso a materiais atualizados é outro atrativo que faz a diferença.

14 – Peste atenção na matéria de língua portuguesa

Saber como estudar português para concursos da Polícia Civil é outra tarefa que deve ser feita com muita atenção. O domínio da gramática e interpretação de textos é a matéria básica mais cobrada nessa prova.

No certamente para o cargo de investigador, escrivão e delegado, por exemplo, essa disciplina abrange 30 questões, já para a agente policial o total é de 20 perguntas.

15 – Confira as matérias cobradas para cada cargo

E para ajudar de fato como passar no concurso da Polícia Civil, separamos a lista de matérias cobradas nos cargos ofertados nesse tipo de concurso.

Embora cada uma das provas apresentem uma complexidade diferente, disciplinas como língua portuguesa, noções de informática, lógica e atualidades são inerentes a todos os certames.

Contudo, para saber quais conteúdos se diferem, veja a lista abaixo:

Matérias cobradas  para o concurso de investigador da Polícia Civil

  • Noções de Direito;
  • Noções de Criminologia;
  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Lógica;
  • Noções de Informática;
  • Atualidades.

Matérias cobradas para o concurso de delegado da Polícia Civil

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Civil;
  • Língua Português;
  • Medicina Legal;
  • Legislação Estadual;
  • Direitos Humanos;
  • Noções de Informática.

Matérias cobradas para o concurso de escrivão da Polícia Civil

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Criminologia;
  • Noções de Lógica;
  • Atualidades.

Matérias cobradas para o concurso de agente policial da Polícia Civil

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito;
  • Noções de Criminologia;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Lógica;
  • Atualidades.

Veja também: Assuntos mais cobrados em Direito Administrativo para concursos.

E aí? Já sabe como passar no concurso da Polícia Civil?  Este artigo foi útil para você? Compartilhe com a gente a sua opinião.

Comente